A IMPORTAÇÃO PODE AUMENTAR SUA COMPETITIVIDADE NO AGRO

O Brasil tem se consolidado cada vez mais como a fazenda do mundo e a importação pode ser a oportunidade que precisa para aumentar sua competitividade.

 

O agronegócio brasileiro se supera ano após ano, posicionando o país como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja.

 

O agro do país investe em tecnologia para se manter entre os maiores exportadores mundiais de alimentos e fibras através da modernização da produção agrícola. 

 

A fim de buscar maiores receitas, muitos produtores estão habituados a pensar na exportação. Mas, e se eu disser que a importação pode trazer essa competitividade, e tornar sua produção mais barata e produtiva, abrindo portas para ainda mais mercados.

O FUTURO DA AGRICULTURA BRASILEIRA

Se nos últimos 50 anos, o agronegócio brasileiro cresceu e se tornou um importante fornecedor de alimentos e fibras para o mundo, no futuro esse processo tende a se acelerar, em sintonia com a expansão da demanda global – estima-se que a população mundial atinja 8,5 bilhões de pessoas em 2030.

 

Mas os ventos que impulsionaram o agronegócio brasileiro a partir de 1970 serão outros ao longo das próximas décadas.

 

OPORTUNIDADE DE AUMENTO DA COMPETITIVIDADE POR MEIO DA IMPORTAÇÃO

A importação de produtos pode ter diversas finalidades, abaixo alguns exemplos das oportunidades que a importação para o setor agrícola pode trazer:

 

– Redução de custo;

– Acesso a novas tecnologias;

– Maior controle e flexibilidade das operações;

– Diminuição de custos internos;

– Aumento do portfólio de produtos;

– Melhoria da qualidade dos produtos;

Se algum dos itens acima é sua prioridade no momento, então começar um projeto de importação deve estar entres as pautas mais urgentes do seu negócio.

 

A Conexão Aduanas integra a importação ao departamento de compras das empresas do Agro proporcionando desenvolvimento, tecnologia e muita competitividade.

 

Desenvolvendo uma sólida rotina de programação para peças de reposição, ou ainda, trazendo tecnologia e peças com custos significativamente inferiores ao mercado. Podemos citar rolamentos, pulverizadores e até correias.

PLANO DE CUSTOS PARA IMPORTAR

Se com produtos como rolamentos é possível obter redução, imagine produtos específicos da sua empresa, onde a distribuição no Brasil é dificultada.

 

Para facilitar podemos realizar um planejamento de custos adequando sua expectativa para cada projeto.

 

É fundamental mapearmos as necessidades da empresa e objetivos a serem concretizados com a importação.

 

No escopo da importação para o setor agrícola, insira o que precisa ser feito, quais produtos serão importados, requisitos de qualidade, quando eles precisam estar à disposição na empresa, etc.

 

Para um bom planejamento de importação é fundamental sabermos:

 

– Dados técnicos do produto, requisitos mínimos e quantidade;

– Preço alvo, para avaliação da viabilidade;

– Critérios de escolha dos fornecedores, sinalizando quais elementos são indispensáveis para a contratação;

– Cronograma da importação, para que os envolvidos saibam o que fazer, quando fazer, como fazer e quem deve fazer.

 

IMPORTAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

A importação de máquinas e implementos agrícolas é semelhante à de demais produtos, no que diz respeito aos critérios e à exigência documental e legal. O que diferencia o processo de exportação e importação é em relação aos tributos, em especial ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

A importação desses maquinários goza de incentivos de tarifas distintas, já que o ICMS varia de acordo com cada estado brasileiro. 

TECNOLOGIA AGRÍCOLA

Diversos avanços têm sido constantemente utilizados na agricultura, proporcionando ótimos ganhos de produtividade, facilitando a gestão e diminuído diversos custos. 

 

O primeiro grande avanço na agricultura foi o uso do GPS que possibilitou a entrada de outras tecnologias como o emprego de novas máquinas guiadas por computador/satélite.

  

Tratores guiados por GPS para plantação de sementes, aplicação de pesticidas e principalmente nos processos de colheita possibilitando ganho de performance e redução dos tempos de parada.

  

O uso de sistemas integrados foi outra grande inovação dos últimos anos. A possibilidade de acessar todos os dados e visualizar diversos KPIs através de qualquer computador, ou simplesmente pela tela do smartphone, permitiu aos gestores um controle total de toda a plantação.

 

O último grande salto tecnológico do setor agrícola foi a introdução de drones em diversos processos. O uso destas pequenas aeronaves não tripuladas permite monitoramento aéreo em tempo real dos processos de colheita e sensoriamento remoto mais acessível quando comparado ao realizado por satélites.

 

Os drones também conseguem detectar pragas na plantação e gargalos na produção com bastante agilidade, reduzindo perdas e aumentando a performance.

 

Além disso, permitem encontrar os pontos que carecem da aplicação de insumos e remédios com maior facilidade, possibilitando usos pontuais e principalmente a redução de custos. 

CONCLUSÃO

Obrigado por reservar um tempo para ler este conteúdo e espero ouvir falar de você em breve!

 

Somos especialistas em importar insumos e máquinas agrícolas, caso seja do seu interesse em reduzir custos e aumentar o acesso a novas tecnologias do Agronegócio, entre em contato clicando no botão abaixo ou clicando no logo do WhatsApp.

Importação agro

Importação agronegócio

Importação do setor agrícola

Importação agricultura

plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Prezado (a),

Agradecemos o seu contato.

Atendemos EMPRESAS que pretendem fazer importação e/ou exportação a partir de USD 10 mil.

Como podemos te ajudar?