O Drawback Suspensão é um incentivo à exportação que visa suspender os impostos que incidem sobre a aquisição de matérias-primas ou insumos. Também pode ser aplicado no caso de reparo, criação, cultivo ou extração de produto destinado à exportação.
Vale ressaltar que o Drawback Suspensão se refere a operações posteriores, que ainda serão realizadas.
Os pontos mais observados pela Receita Federal são: os compromissos, prazo de validade, documentos e tempo de produção.
Na modalidade Suspensão a empresa assume o compromisso de exportar os bens produzidos a partir dos insumos adquiridos ao amparo do regime, nas condições e prazos definidos na legislação.
1) Otimize os processos de gestão e monitore constantemente as operações reversas junto com todas as áreas interessadas da empresa.
2) Nos casos em que não for possível cumprir a obrigação de exportação, a empresa deverá realizar algumas tarefas antes do encerramento do AC: a primeira é a devolução dos insumos ao exterior, destruição sob fiscalização aduaneira ou destinação para consumo (nacionalização) ; a outra é a prova em casos de acidente, furto ou roubo, com o devido recolhimento dos tributos.
1) Armazene documentos digitalmente, mantenha seu acervo organizado e de fácil acesso. O ideal é que esse histórico seja mantido por 5 anos após o fechamento do AC, para não perder prazos na resposta a possíveis intimações ou auditorias fiscais.
2) A gestão periódica através de movimentos FIFO permite um bom detalhamento nos relatórios. Assim, o controle do sistema não apenas atende às necessidades de gerenciamento das operações de devolução durante a vigência das leis de concessão, mas também gera um histórico de documentos que são obrigatórios em caso de controle.
3) Vale lembrar que a RFB possui prazo prescricional para a realização de auditoria, que equivale a 5 anos a partir do ano seguinte ao ano em que o AC foi extinto.
A empresa deve utilizar o Drawback dentro do prazo de vigência do Ato Concessório, que é de um ano com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.
1) Solicitar a prorrogação imediatamente após a concessão da lei de concessão, pois a prorrogação é aprovada automaticamente.
2) Antes de enviar o Ato para baixa, os valores e quantidades de importações e exportações precisam ser ajustados para aprovação automática.
Gerencie a gestão dos Drawback suspensões e isenções de forma automatizada e evite inadimplência.
Conheça nossa Gestão de Drawback! Manteremos seus saldos de exportação e importação sempre atualizados. Você contará com relatórios para ajudá-lo com toda gestão do seus atos concessórios, e a não perder nenhum prazo.
– Gestão Integrada do Ato Concessório de Suspensão (sincronização dos dados dos saques governamentais)
– Gestão do Ato Concessório de Isenção (sincronização dos dados dos saques governamentais)
– Consulta do saldo de importações e saldo de exportações conforme item da Lei de Concessões (AC)
– Validação/verificação de DU-Es associados a ACs com relação ao Part Number (PN) do produto exportado
– Análise automática do potencial de exportação
– Cálculo automático de economia
– Planilhas Excel para monitoramento e auditorias
– Entre outros.
Obrigado por reservar um tempo para ler este conteúdo e espero ouvir falar de você em breve!
Com a Gestão da Conexão Aduanas seu trabalho será facilitado e otimizará seus resultados neste importante regime aduaneiro especial. Saiba mais sobre a Gestão da Conexão Aduanas.
Tenha uma comunicação facilitada e redução de custos com a nossa logística integrada.
Otimize tempo e multiplique resultados!
drawback integrado
drawback isenção
drawback integrado isenção
drawback suspensão
drawback significado
drawback integrado suspensão
drawback web
drawback intermediário
inadimplência drawback
inadimplemento drawback
auditoria drawback
Experiência de mais de 20 anos em Importação e Exportação para empresas