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SAIBA O CONTAINER IDEAL PARA O SEU EMBARQUE

Elaboramos esse conteúdo para auxiliá-lo na escolha do container correto para cada tipo de embarque.

 

1) UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONTAINERS

2) AS VARIAÇÕES DO NOME

3) AS DIMENSÕES E OS MODELOS DE CONTAINERS

4) QUAL MODELO DE CONTAINER ESCOLHER?

5) OUTRAS UNIDADES DE CARGAS PECULIARES: MAFI, RO-RO, BREAK BULK CARGO / CARGA GERAL

 

1) UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONTAINERS

Em meados de 1830, vários países da Europa utilizavam grandes caixas de transporte para deslocar as mercadorias de um lugar para outro.

Em 1937, um norte-americano com pouco mais de 20 anos chamado Malcom McLean observava no porto de Nova Iorque como era lento o embarque de pacotes de algodão nas docas.

Atuando como motorista e dono de uma pequena empresa, McLean teve a ideia de armazenar e transportar esses produtos em grandes caixas de aço, possibilitando um embarque mais ágil nos navios.

Não demorou muito para que os containers se estabelecessem como um dos principais meios de armazenamento para transporte em navios, também, é adaptado para ser utilizado em transportes de trens e caminhões.

Na década de 1990, um grupo de arquitetos ingleses reparou que os containers eram abandonados depois de 8 a 10 anos de uso, se tornando sucata. E eis que eles tiveram a ideia de reaproveitar as unidades abandonadas como forma de moradia.

Hoje os containers são de 40 e 20 pés, os primeiros contêineres, criados por Malcom McLean, eram de 33 pés.

2) AS VARIAÇÕES DO NOME

Contêiner (português brasileiro).

Contentor (português europeu).

Container (inglês).

Contenedor (espanhol).

Contêiner – Contêineres.

Contentor – Contentores.

Container – Containers.

Contenedor – Contenedores.

3) AS DIMENSÕES E OS MODELOS DE CONTAINERS:

CONTAINER 20’

Adequado para cargas gerais e secas.

– Tara: 2.240 kg

– Medida interna: 5.898 mm X 2.332 mm X 2.387 mm.

– Medida externa: 6.058m X 2.438m X 2.591m.

– Cubagem: 33,2 m³

– Capacidade de carga em média: 21.660 kg

CONTAINER 40

Adequado para cargas gerais e secas.

– Tara: 3.730 kg

– Medida interna: 12.032 mm X 2.350 mm X 2.392 mm

– Medida externa: 12.192 mm X 2.438 mm X 2.591 mm

– Cubagem: 67,6 m³

– Capacidade de carga em média: 26.460 kg

CONTAINER 40’ HC

– Tara: 3.800 kg

– Medida interna: 12.033 mm X 2.352 mm X 2.698 mm

– Medida externa: 12.192 mm X 2.438 mm X 2.895 mm

– Cubagem: 76,3 m³

– Capacidade de carga em média: 26.680 kg

CONTAINER REEFER 20’ e 40’

Destinado ao transporte de carga que requer temperaturas constantes, abaixo de zero ou controladas. Exemplo: Produtos perecíveis (Alimentos, fármacos, plantas). Quando desligado, este contêiner é conhecido também como NOR.

CONTAINER REEFER 20’

– Tara: 2.870 kg

– Medida interna: 5.470 mm X 2.290 mm X 2.266 mm

– Medida externa: 6.058 mm X 2.438 mm X 2.591 mm

– Cubagem: 30,00 m³

– Capacidade de carga em média: 22.530 kg

CONTAINER REEFER 40’

– Tara: 4.260 kg

– Medida interna: 11.586 mm X 2.280 mm X 2.530 mm

– Medida externa: 12.192 mm X 2.438 mm X 2.591 mm

– Cubagem: 67,10 m³

– Capacidade de carga em média: 29.900 kg

FLAT RACK

Projetados para o transporte de cargas de grandes dimensões e com peso extra (out of gouge). Exemplo: Máquinas, barcos, etc.

FLAT RACK 20′

– Tara: 2.960 kg

– Medida interna: 6.058 mm X 2.438 mm X 2.219 mm

– Medida externa (pés): 20′ x 8′ x 8′

– Capacidade de carga em média: 27.400 kg

FLAT RACK 40′

– Tara: 5.180 kg

– Medida interna: 11.950 mm x 2.438 mm x 1.978 mm

– Medida externa (pés): 40′ x 8′ x 8′

– Capacidade de carga em média: 39.820 kg

FLAT RACK 40′ HC

– Tara: 5.250 kg

– Medida interna: 11.950 mm x 2.438 mm x 2.264 mm

– Medida externa (pés): 40′ x 8′ x 9′

– Capacidade de carga em média: 39.500 kg

 OPEN TOP

Projetados para o transporte de cargas de grandes dimensões. Exemplo: Máquinas, Pneus de trator, Vidro, etc.

OPEN TOP 20′

– Tara: 2.230 kg

– Medida interna: 5.890 mm X 2.337 mm X 2.340 mm

– Medida externa (pés): 20′ x 8′ x 8′

– Cubagem: 31,9 m³

– Capacidade de carga em média: 27.800 kg

OPEN TOP 40′

– Tara: 3.720 kg

– Medida interna: 12.034 mm X 2.348 mm X 2.331 mm

– Medida externa (pés): 40′ x 8′ x 8′

– Cubagem: 65,7 m³

– Capacidade de carga em média: 26.230 kg

 ISOTANK (CONTAINER TANQUE)

Equipamento em formato cilíndrico projetado para transporte exclusivo de cargas líquidas. Transportam qualquer produto líquido, perigosos e não perigosos. Há disponibilidade de equipamentos com calefação/aquecimento para cargas especiais. Exemplo: produtos químicos em geral (combustíveis, tóxicos, corrosivos, etc) e alimentícios (óleos vegetais, bebidas).

– Tara: 3.070 kg

– Medida interna: 5.717 mm X 2.267 mm X 2.117 mm

– Medida externa (mm): 6.058 mm x 2.438 mm x 2.438 mm

– Cubagem: 21.00 m³

– Capacidade de carga em média: 27.410kg

FLEXITANK

É uma embalagem plástica, descartável, extremamente resistente, que instalada num cntr de 20’ pés padrão, transforma este container num tanque capaz de transportar até 24.5 TO de produto líquido não perigoso. Antes da instalação o container precisa ser vistoriado por profissional especializado, a fim de selecionar unidades em perfeito estado, livres de avarias e contaminações. Após a seleção, é feito o “fitting”, que seria a instalação do Flexitank dentro do contêiner. Esta instalação também deve ser efetuada por profissionais capacitados/especializados, garantindo a segurança do transporte. Exemplo: alimentícios (óleos vegetais, sucos, vinhos), químicos não perigosos e lubrificantes.

– Tara: 2.230 kg

– Medidas: 5.900 mm X 2.350 mm X 2.393 mm

– Capacidade: 24.500 ltr

– Capacidade de carga em média: 26.730kg

CONTAINER GRANELEIRO DRY OU BULK

O Container é totalmente revestido e muito utilizado para o transporte de commodities, especialmente grãos.

20 PÉS – DIMENSÕES:

– Externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura, capacidade máxima de 30.480 kg.

– Interna: 5.838 m de comprimento X 2.366 m de largura X 2.374 m de altura, além de uma capacidade cúbica de 37,5 m.

CONTAINER VENTILADOR

O container ventilado é ideal para cargas que precisam de ventilação natural como por exemplo: café, cacau, feijão, cebola, sementes, grãos, manufaturados, fumo, condimentos e alho, entre outros. Seus ventiladores formam uma espécie de efeito chaminé que aspira o ar fresco e expele o ar saturado.

Dimensões externas:

– Comprimento: 6.068 mm

– Largura: 2.438 mm

– Altura: 2.591 mm

Dimensões internas:

– Comprimento: 5.900 mm

– Largura: 2.323 mm

– Altura: 2.367 mm

Pesos:

– Peso máximo: 24.000 kg

– Tara: 2.650 kg

– Carga: 21.350 kg

– Cubagem: 32.6 m3

CONTAINER PLATAFORMA

A única coisa que ele possui é um piso mais reforçado quando comparado a outros tipos de contêineres. Sua utilidade é carregar cargas com excessos que as impedem de caber em contêineres convencionais tanto no comprimento, quanto na largura e altura.

Medidas do container plataforma Modelo 20 pés:

– Medida interna: 6.020 m de comprimento X 2.414 m de largura.

– Medida externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 0.226 m de altura, com capacidade cúbica de 29m³.

Medidas do container plataforma Modelo 40 pés:

– Medida interna: 12.150 m de comprimento X 2.290 m de largura

– Medida externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 0.628 m de altura e capacidade cúbica de 67 m³.

CONTÊINERES AÉREOS

Existem também os Contêineres específicos para o transporte aéreo. Os principais são:

– Modelo LD-1

– Modelos de Container LD-2 e o LD-3 Insulated

MODELO LD-1

Este modelo tem o Comprimento de 233 cm e a largura de  133 cm, com altura de altura 162 cm. Ele conta com um peso bruto máximo de 1.588 kg. Recomendado para ser utilizado nas aeronaves: B747, B767, B777, MD-11.

MODELOS DE CONTAINER LD-2 E O LD-3 INSULATED

Este modelo possui comprimento de 200 cm, com 153 cm de largura e altura de 162 cm. O peso dele bruto máximo é de 1.588 Kg. Ele é ideal para ser transportado em modelos de aeronaves como: A300, A310, A330, A340, B767, B777, DC10, MD11 e L1011.

4) AFINAL, QUAL MODELO DE CONTAINER ESCOLHER?

– A mercadoria tendo 30 metros cúbicos e pesam menos de 26 toneladas, a opção é um container de 40’.

– A mercadoria tendo 15 e 30 metros cúbicos a opção é utilizar uma unidade de 20 pés de tamanho.

5) OUTRAS UNIDADES DE CARGAS PECULIARES:

MAFI

O equipamento MAFI é utilizado para “transformar” uma carga estática em uma carga rodante, possibilitando seu carregamento em um navio do tipo RO-RO.

Trata-se de uma plataforma com rodas e sua utilização é indicada para cargas projeto de médio porte. Este equipamento é disponibilizado em diferentes tamanhos.

– Limites máximos aproximados para carregamento em MAFI:

– Medidas: 20,00m x 6,00m x 5,5m (CxLxA)

– Peso: 100.000,00 kg

RO-RO

É a abreviatura para Roll on Roll off. Os cargueiros desta modalidade são especializados no transporte de automóveis e outros veículos, de modo que estes entrem e saiam do navio pelas rampas de acesso do mesmo sobre rodas.

BREAK BULK CARGO / CARGA GERAL

É o termo utilizado para o transporte marítimo de carga geral solta no navio (sem unitização).

Para este tipo de embarque não há limites definidos de tamanho ou peso, desde que o embarque ocorra On Deck.

No caso de embarque Under Deck, o limite é a dimensão do porão do navio (aproximadamente 25 metros).

Dúvidas? Entre em contato com nossos canais de atendimento.

Veja também: OMC – Organização Mundial do Comércio

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