TRANSPORTE MARÍTIMO DE CARGAS PERIGOSAS

Dos fabricantes aos consumidores, somos dependentes dos produtos perigosos, que são categorizados de acordo com a natureza do perigo que representam, como inflamáveis, explosivos e venenos. 

 

Só nos EUA, mais de 3 bilhões de toneladas de carga de materiais perigosos são enviadas a cada ano. Muitos desses produtos acabam em navios porta-contêineres. Este artigo fornece informações sobre o transporte de cargas de materiais perigosos em contêineres marítimos.

REGULADORES

O transporte de materiais perigosos é fortemente regulamentado por uma boa razão. Estes produtos podem representar um sério risco para a saúde, segurança, propriedade e meio ambiente – particularmente se estiverem se deslocando em contêineres por causa dos ventos fortes e das grandes ondas. 

 

Os reguladores querem manter o público seguro; manter os tripulantes do navio seguros; proteger a carga de outros embarcadores; e proteger o navio. Eles também querem evitar desastres que possam interromper o fluxo do comércio.

 

Enquanto no mar, os embarques marítimos são regulamentados pela Organização Marítima Internacional – especificamente, o Código Internacional de Mercadorias Perigosas Marítimas (IMDG). A OMI usa o Código IMDG como base para a aplicação internacional do transporte de mercadorias perigosas por navio. 

CLASSIFICAÇÃO

Os operadores de navios precisam saber o que estão embarcando, portanto é preciso classificar a categoria da carga de acordo com o código marítimo específico. Isto deve incluir o Nome de Embarque Adequado (PSN), detalhes sobre a Substância Perigosa (RQ), o ponto de inflamação do produto e a categoria do Poluente Marinho.

DOCUMENTAÇÃO

Dependendo da natureza da carga perigosa, pode ser necessária uma documentação diferente para ser liberada. Os documentos mais comuns incluem:

 

Safety Data Sheet, ou SDS (anteriormente conhecido como MSDS). Ela inclui informações técnicas como as propriedades de cada produto químico; os perigos físicos, para a saúde e ambientais; medidas de proteção; e precauções de segurança para o manuseio, armazenamento e transporte do produto químico.

 

Declaração de Mercadorias Perigosas IMO. Este documento do expedidor declara que as mercadorias perigosas particulares declaradas são identificadas, classificadas, embaladas, marcadas e etiquetadas.

 

Certificado de Embalagem de Contêineres. Uma declaração da pessoa que está estufando o contêiner de que a embalagem foi feita corretamente. Isto pode ser combinado com a declaração de mercadorias perigosas em um único documento.

 

Quando uma carga perigosa é transportada em um contêiner, você deve fornecer o Certificado de Embalagem de Contêiner junto com outros documentos ao Mestre/Chefe do navio, estipulando que a embalagem foi feita de acordo com o Código IMDG e que os produtos foram inspecionados e estão em boas condições. 

 

O embarcador também deve observar quaisquer requisitos de segregação para o produto, uma vez que alguns produtos não se misturam bem. Por exemplo, os oxidantes expostos a solventes inflamáveis podem provocar um incêndio.

 

Se os documentos estiverem incompletos ou imprecisos, você enfrentará atrasos. Um agente de carga com experiência em transporte de carga perigosa em contêineres pode verificar se todos os documentos necessários estão em ordem.

 

EMBALAGEM

As cargas perigosas devem ser embaladas de tal forma que permaneçam seguras durante uma viagem oceânica potencialmente turbulenta. Isto se aplica tanto às embalagens internas, tais como caixas de papelão, quanto às externas, como caixas construídas para proteger tambores de produtos químicos.  

 

ETIQUETAGEM

A etiquetagem adequada da carga de materiais perigosos é fundamental. As etiquetas corretas identificando o tipo exato de produto devem ser visíveis tanto na embalagem interna quanto na externa. Você também vai querer incluir o código IMDG que mostra o nível de risco e perigo da carga. Alguns expedidores listam um número de contato visível em caso de emergências.

TREINAMENTO

Os embarcadores que enviam cargas perigosas devem participar de sessões de treinamento e se certificar antes que o US DOT permita o embarque. O treinamento abrange embalagem, etiquetagem, documentação e outros detalhes de envio de materiais perigosos. 

DICAS

Antecipação! Você precisará de tempo extra para elaborar a documentação. É fundamental ter um parceiro de transporte de materiais perigosos para auxílio nos trâmites.

 

Os navios podem levar sua carga, mas você ainda precisa levá-la para o porto. Há um grupo limitado de transportadoras que podem transportar cargas de materiais perigosos. No atual mercado de carga de capacidade limitada, alguns desses especialistas em cargas perigosas podem recusar sua carga, já que há muitas outras cargas “mais fáceis” disponíveis.

DETALHES

Carga perigosa é mais suscetível a inspeções, portanto, invista tempo preparando o embarque e os documentos. Vimos uma situação recente de envio de materiais perigosos em que a documentação estava em ordem e a carga foi aceita pela linha de navios a vapor, mas as autoridades na Alemanha (chamada de “polícia da água” lá) questionaram a etiquetagem nas embalagens internas e externas. A carga teve que ser retrabalhada e re-rotulada, acrescentando custos e atrasando a entrega final.

SEGURO

Dado o risco associado com a carga perigosa do transporte marítimo, é sábio investir em todos os seguros de carga de risco para cobrir responsabilidades relacionadas a acidentes em trânsito. 

 

Na maioria das vezes, as cargas perigosas são excluídas das apólices de carga geral. E é improvável que a cobertura geral de sua empresa corresponda ao que é oferecido sob todos os seguros de cargas de risco. 

UM AGENTE DE CARGA PODE AJUDAR NO TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSAS?

O remetente é totalmente responsável pelo embarque adequado da carga perigosa, mas os agentes de carga podem desempenhar um papel valioso na verificação da papelada para evitar atrasos de carga ou mesmo rejeição do armador. 

 

Agentes de Carga como a Conexão Aduanas, que conta com profissionais certificados em Carga Perigosa na equipe, estão familiarizados com os tipos de documentos necessários e podem frequentemente detectar dados ausentes ou incorretos. Este tipo de suporte pode garantir navegações tranquilas e sem atrasos.

 

O transporte de materiais perigosos é inerentemente mais complicado e vem com mais riscos do que a carga geral. Se você estiver procurando um Agente de Carga com experiência em transporte de materiais perigosos, fale com os especialistas da Conexão Aduanas.

 

cargas perigosas


cargas pesadas


carga perigosa e produto perigoso

plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Prezado (a),

Agradecemos o seu contato.

Atendemos EMPRESAS que pretendem fazer importação e/ou exportação a partir de USD 10 mil.

Como podemos te ajudar?