COMO FORMAR O PREÇO DE EXPORTAÇÃO
A precificação da exportação demanda estudo e estratégia, ela pode ser feita de 3 maneiras, neste artigo detalharemos essas formas de precificação.
1- FORMAÇÃO DO PREÇO PELO CUSTO
Você pode fixar o custo que considera na formação do preço do produto no mercado interno e subtrair os tributos, pois na exportação não há incidência de impostos.
Além dos tributos, há também os custos de distribuição do produto no mercado interno que devem ser excluídos, como comissão de vendedor, etc.
Na exportação há alguns custos, que devem levar em consideração, como por exemplo os custos aduaneiros e logístico. Mas esses custos dependerão muito do Incoterm negociado entre sua empresa e o comprador.
Observar ainda, o valor de conversão da moeda estrangeira a aplicar na operação, sempre as variações da taxa cambial.
Para saber mais sobre Incoterms acesse esse link.
2- CONCORRÊNCIA
É um dos métodos menos arriscados e mais utilizados por exportadores iniciantes que ainda não têm uma noção muito clara do mercado que está ingressando. Os preços são fixados com base nos praticados pelos líderes do mercado-alvo.
3- PERCEPÇÃO DE VALOR DE MARCA
Essa é a melhor maneira de precificar e lucrar mais com um produto. Consiste na forma como o consumidor percebe uma marca.
Isso inclui todos os estímulos a que o consumidor é exposto: cores, formas, cheiros, textos, sons, preços, qualidade dos produtos e do atendimento que recebe, além de muitos outros fatores.
É mais que um produto ou serviço. A marca está carregada de significado. O seu objetivo é tornar uma marca mais conhecida e desejada, ocupando a mente e coração de seus consumidores.
Para gerar valor em sua marca, a nossa sugestão é que a empresa se aprofunde e aplique o BRANDING em seu negócio.
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
DICA EXTRA
Estude as políticas internas e a tributação do seu produto no país de destino, seu tributo tem algum benefício tributário lá? Há necessidade de licença do seu produto no exterior? Existem restrições? Essas informações impactarão em suas decisões e estratégias.
Analise também os concorrentes atuantes no país de destino. Qual é o preço que eles praticam? Quais são as formas de distribuição, atendimento ao cliente, divulgação, embalagem, etc.
Você deve analisar tudo o que eles fazem, usando como estratégia de melhoria no seu produto e no processo de exportação. Resumidamente, você deve melhorar tudo o que o seu concorrente faz.
Ficamos à disposição para ajudar em seu projeto de exportação, qualquer dúvida entre em contato aqui.
- simulador de preço de exportação
preço de exportação
como calcular o preço de exportação de um produto
preço fob exportação
como calcular preço de exportação
