Déficit e superávit
Déficit e superávit
Deficit – é o termo que define o saldo negativo da balança comercial. Nesse caso, as importações superaram as exportações, ou seja, o país comprou mais do que vendeu no período estabelecido.
Superávit – é o termo que define o saldo positivo da balança comercial. Nesse caso, as exportações de um país superaram as importações, ou seja, no período de apuração, entrou mais dinheiro no país do que saiu.
O que é Balança Comercial?
É a diferença entre as exportações e as importações por parte de um país em um dado período.
SALDO DA BALANÇA COMERCIAL = EXPORTAÇÕES – IMPORTAÇÕES
Quais superávits existem?
1-Superávit primário
Um superávit primário acontece quando o governo obtém mais arrecadação do que gastos públicos durante dado período. Entretanto, este saldo não considera as despesas com juros da dívida pública.
2-Superávit nominal
O superávit é considerado nominal quando a arrecadação do governo fica acima de suas despesas, incluindo os juros da dívida pública.
Quando acontece, significa que, além do país ter conseguido pagar os juros da dívida, ainda conseguiu reduzir parte do estoque da dívida.
Em geral, os países desenvolvidos exportam produtos com alto valor agregado, como veículos, medicamentos, aparelhos eletrônicos e produtos de tecnologia, enquanto os países subdesenvolvidos vendem produtos primários, resultantes das atividades econômicas da agricultura, pecuária e extrativismo.
A balança comercial de um país tem relação direta com o Produto Interno Bruto (PIB). À medida que aumenta a produção e exportação de um país, o seu PIB acompanha esse crescimento e, quando as exportações passam por declínio, ocorre queda no Produto Interno Bruto do país.
No Brasil, por exemplo, é comum que se haja um saldo nominal negativo, ou seja, um déficit.
Veja também: OCDE