O que é Planejamento?
Todo planejamento inicia-se de uma ideia, isso só é possível porque o ser humano é dotado de imaginação. Dentro desse raciocínio inicial, temos uma simples formulação estrutural do planejamento, ou seja, imaginação, seguida de pensamentos, ideias, propósitos e objetivos.
Moreira, Perrotti e Duner (2003, p.328): planejamento corresponde ao “ato ou efeito de planejar, elaborar por etapas, como bases técnicas; planificações”.
O que é o Planejamento?
Para Correa (2002, p.98): é um “processo administrativo e sistemático para atingir um objetivo proposto”.
Para Pasquale (2012, p.98): “processo de elaborar o plano, que é o documento escrito. Portanto, planejamento é a ação, enquanto o plano é o resultado”.
Segundo Oliveira (2004): consiste em identificação, análises estruturação, coordenação de missão, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas internas e externas, programas, projetos e atividades, a fim de alcançar de modo mais eficiente, eficaz, efetivo o máximo do desenvolvimento possível, com a melhor concentração de esforços e recursos.
O planejamento gera resultados porque tem uma visão ampla do negócio. Empresas sem planejamento são aquelas que abrem suas portas pela manhã e simplesmente esperam acontecer. Já empresas com plano e criatividade são aquelas que estão prontas para buscar. Porém, não basta simplesmente ter um planejamento ou plano, é necessário saber executá-lo.
Outras definições
Existe uma variedade conceitual de planejamentos, os mesmos podem ser encontrados nos vários níveis hierárquicos de uma organização:
– Planejamento Organizacional: é integrado, pois o mesmo envolve os níveis hierárquicos do negócio interdependente de seu modelo organizacional, facilitando e unificando as tomadas de decisão.
– Planejamento Estratégico: o planejamento estratégico auxilia a empresa a reagir positivamente às alterações do ambiente (interno e externo) e assim explorar de forma mais adequada as oportunidades de mercado. Ainda contempla as implantações de novas técnicas de administração e um conjunto de ações que objetivem atingir as metas em sintonia com a missão da empresa.
– Planejamento de Marketing: é um processo de intensos exercícios racionais, coordenação de pessoas, recursos financeiros, comunicação, mix (marketing) e materiais com o propósito central de atender e satisfazer as verdadeiras necessidades e desejos dos consumidores. Em outras palavras, é ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais próximo, feliz e satisfeito e em consequência, gerar resultados positivos para a empresa e seus clientes.
– Planejamento de Comunicação: é um processo de nível tático derivado do planejamento de marketing. Ele possui o método administrativo, organizado, sistêmico cujo objetivo é coordenar os objetivos, estratégias referentes às ações de comunicação, como campanha de propaganda, promoção de vendas, relações públicas, assessoria de imprensa etc.
– Planejamento de Campanha: é a forma de organizar as informações e estratégias de maneira criativa e assim detectar e solucionar problemas. Outro aspecto que deve ser previsto, é a definição do público-alvo e qual mensagem que será a ele dirigida, definindo ainda os meios pelos quais a mensagem publicitária será transmitida, bem como definir como serão aferidos os resultados alcançados.
Desta forma, todo planejamento parte do princípio de que você deve saber exatamente o caminho a seguir, produção, público-alvo, fornecedores, comunicação, concorrentes, etc. Mas para que isso ocorra em perfeita sinergia é necessária integração. Reconhecer o valor agregado de planos tão abrangentes ajuda a fortalecer todo esse conjunto articulado de esforços de ações, estratégias, produtos/serviços, comunicação, pessoas, organização etc. Assim, essa soma de atividades refletirá na eficiência e eficácia do plano proposto.
Créditos: administradores.com
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