Como desenvolver fornecedores no exterior?
Neste conteúdo daremos dicas de como desenvolver fornecedores para entrar no mercado de importação.
É preciso analisar os aspectos de mercado, conhecer melhor seus clientes, identificar e catalogar os bons fornecedores, aproveitar as lições da concorrência e se planejar para comprar e muito mais.
Comprar é o primeiro passo no processo de uma venda. Quem vende, precisa comprar. Quem vende bem, compra bem.
COMO COMPRAR BEM?
Você com certeza tem os seus fornecedores. Que tal conhecer outros? Há muitos saberes baseados na experiência de outros empreendedores que também podem servir para você.
O QUE PRETENDE IMPORTAR?
Pode parecer bem óbvio, mas os nossos anos de experiência mostram que há muitas empresas que não sabem o que vão fazer.
É comum que a maior parte dos fornecedores sejam da China, mas há mercados em que a China não é competitiva ou não tenha produção.
Primeiramente, você não precisa se preocupar com o local de origem do produto, e sim, focar na linha de produtos que irá atuar.
PROSPECÇÃO DE FORNECEDORES ESTRANGEIROS
INÍCIO
Comece as pesquisas pela Internet, o uso da internet para gerar negócios entre países tem se tornado cada vez mais comum. Uma pesquisa, com dados reais, possibilita um levantamento de informações que te guiarão.
DICA
Descubra como o produto pretendido é conhecido no exterior e pesquise-o no Google, na pesquisa teste vários nomes inserindo a palavra “manufacturer”.
Na China, há três sites que podem facilitar suas buscas por fornecedores: Global Sources, Made In China e Alibaba.
Esses sites te darão uma noção do que a China está produzindo, preços praticados e quantidades mínimas disponíveis para você começar a avaliar a viabilidade comercial.
Para mais detalhes de como pesquisar no Alibaba, acesse este link.
DIRETÓRIOS DE FORNECEDORES ONLINE (B2B)
É crescente o uso da internet para negócios, havendo vários sites especializados em negócios B2B (business to business), ou seja, negócios somente entre empresas. É importante verificar a confiabilidade destes sites.
REPRESENTANTES OU DISTRIBUIDORES DE FABRICANTES ESTRANGEIROS NO BRASIL
Em alguns setores é comum encontrarmos representantes estabelecidos no Brasil. Neste caso, o próprio representante faz a intermediação da negociação, mas a importação é direta do fabricante estrangeiro para o cliente no Brasil.
Em outros casos, o fabricante estrangeiro tem distribuidor no Brasil, que faz a importação e mantém estoque no Brasil. Assim, a aquisição é equiparada a uma compra no mercado interno e o cliente não tem qualquer envolvimento com o fabricante ou com processos operacionais e burocráticos de importação. O distribuidor brasileiro também é responsável pela garantia e assistência técnica.
FEIRAS NO BRASIL
Feiras são ótimas opções para encontrar fornecedores, conhecer lançamentos de novos produtos e tecnologias, assim como para refinar a definição sobre o produto desejado e fazer comparações entre a oferta de diferentes fornecedores.
Além disso, geralmente, o fornecedor que frequenta feiras em outros países está melhor preparado para exportar e você terá a oportunidade de verificar a qualidade dos produtos.
Mas é fundamental saber como o produto é feito, em que escala, conhecer as boas práticas de produção e, em uma feira, você não vai conseguir ter acesso a estas informações.
FEIRA NO EXTERIOR
A melhor opção é visitar feiras setoriais ou multissetoriais no exterior, selecionando previamente as feiras que tenham uma melhor oferta para os produtos desejados.
Algumas feiras são enormes e o visitante poderá perder o foco se não fizer um planejamento prévio dos setores da feira que pretende visitar. Se possível, faça contato prévio com os fornecedores de seu interesse para maior avanço nas negociações durante a feira.
Na China, por exemplo, há a Canton Fair, maior feira do mundo, que acontece em duas edições a cada ano, desde 1957. São mais de 25 mil expositores de vários segmentos, realizada na cidade de GuangZhou.
Se você tem pouca ou nenhuma experiência em feiras e viagens internacionais, procure a entidade representativa do seu setor (por exemplo: Abimóvel, Abit, Abicalçados, Softex, etc.), para verificar a programação de missões internacionais em visitas as feiras setoriais.
Se seu interesse é por feiras internacionais multissetoriais, verifique a programação de missões nessas feiras no Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias de seu estado.
Se não tem experiência em viagens internacionais e nenhum domínio de um idioma estrangeiro, poderá contratar um consultor especializado em prospecção de fornecedores internacionais. Além de fazer um trabalho prévio de pesquisa e contato com fornecedores, poderá também lhe acompanhar na viagem de prospecção.
EMPRESA DE INSPEÇÃO
Você pode contratar uma empresa para proceder com algumas etapas que a internet não lhe permitiria.
Estas empresas são contratadas para averiguar:
– A existência de fato e a idoneidade da empresa;
– Se a empresa tem autorização para exportar;
– Se o que está sendo embarcado foi aquilo que realmente comprou;
– Entre outras particularidades.
DICA IMPORTANTE
Ao localizar o fornecedor e realizar a negociação, você vai informar que há uma empresa que trabalha para você e, que gostaria de visitar a fábrica, para conhecer melhor as operações e estreitar o relacionamento comercial.
Duas situações poderão acontecer:
– Ele aceitar de imediato; ou
– colocar vários empecilhos.
Se ele não aceitar te receber, que é falta de respeito, descarte este fornecedor. Quem atua de forma séria no mercado, não vai ligar em receber um novo prospecto.
COMO DESCOBRIR SE O FORNECEDOR É CONFIÁVEL?
Não tem uma receita certa, mas por nossa experiência, há alguns casos que você deve ficar em alerta:
– Se o fornecedor recusar ou dificultar o envio de amostras, é sinal de alerta;
– Envie pagamentos somente para contas empresariais;
– Se uma empresa oferece vários produtos, é provável que ela terceirize sua produção;
– Se o fornecedor não aceitar visitas, descarte-o;
– Cuidado com fornecedores que não usem e-mails empresariais.
SOLICITE AMOSTRA
Salientamos, que antes de pagar o fornecedor, você deve solicitar uma amostra. E que também deve fazer a sua formação de preço na importação, analisando os tributos, as despesas aduaneiras e a logística.
Em média, o produto chega ao Brasil com o seu custo acrescido em 113%.
Em caso de dúvida, entre em contato, podemos auxiliá-lo em todos os passos acima.